Nhoque integral | Qualidade Divina
Nhoque integral
01 setembro 2013 / Em: Provei e Gostei

E ai galera !

Eu sei, eu sei…estou atrasada ! Eu tinha prometido na fan page que iria postar sexta a receita do nhoque integral, mas adivinha só…hoje é domingo…dia de comer massa…então vamos lá.

Você já devem ter percebido que não faço nada por acaso, tudo tem que ter um porque.

A maneira mais fácil de mudarmos nossos hábitos é sabermos porque estamos fazendo certas escolhas.

E no caso aqui é:

Porque tenho que comer o nhoque,arroz,o pão ou o macarrão integral ? Que diferença isso faz ? Não é massa  e engorda do mesmo jeito?

Sim e não. O carboidrato integral é chamado de carboidrato complexo enquanto o refinado é chamado de vazio. Isso mesmo que você leu vazio, não tem nada, só serve pra engordar mesmo, não sustenta, o que vai fazer você sentir fome rapidamente. Já o integral contem fibras, vitaminas e minerais e o mais importante é que ele é liberado aos poucos no organismo, o que dá maior saciedade e evita picos de insulina. Seu organismo agradece.

Então vamos a receita, lembrando que as quantidades podem ser reajustadas a sua necessidade, pois aqui a família é grande.

O que eu usei

  • 1 kg de batatasIMG_20130829_161651_phixr
  • ½ kg de farinha integral
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • Farinha branca ( refinada ) pra dar o ponto
  • sal a gosto

Como eu fiz

Cozinhei as batatas já sem a casca e amassei em uma superfície limpa e lisa, logo apos acrescentei o queijo, o sal e sovei a massa. Adicionei a farinha integral aos poucos e sovei novamente até a massa ficar homogênea, logo após fui acrescentando farinha branca aos poucos até que a massa desgrudou das mãos. Dividi a massa em tiras e cortei pequenos pedaços.Coloquei as bolinhas em uma panela de água fervente e assim que elas emergiam na superfície da água  as coloquei em um escorredor.Lavei bem os nhoques e acrescentei o molho. Dica: para que o nhoque não fique pesado e sem o gosto das batatas não acrescente muita farinha branca , faça testes, cozinhe uma bolinha e veja se ela dissolve facilmente, se não dissolver já está no ponto. Lembre-se que o nhoque é de batata e não de farinha.

IMG_20130829_164241_phixrIMG_20130829_164611_phixr

Até a próxima dica !


Nenhum comentário em “Nhoque integral”


Comentar